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8 de fev. de 2012

Apostila Digital - Módulo 1 - Lição 04 - A educação e a dança

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Para melhor desempenho durante a leitura, tenha por perto o glossário da dança.
(Disponível na barra lateral do blog)

Módulo 1 - Lição 04 - A Educação e a dança

A dança é uma ótima colaboradora para a educação adulta e infantil. Principalmente para quem não tem muita prática com números. Na aula de hoje, você conhecerá várias formas em que os números se encaixam perfeitamente a dança.

Segundo pesquisadores, a criança tem o impulso inato de realizar movimentos similares aos da dança. Um bebê de cinco meses, já apresenta manifestações dançantes. 
Por isso, a dança tornou-se importantíssima não apenas para entretenimento, mas para desenvolvimento e educação. Além disso, a dança trabalha o emocional e promove diversos exercícios mentais, também. Diga-se de passagem que a Dança deveria ser uma disciplina obrigatória no primário e ensino fundamental. Se isso houvesse acontecido há muitos anos atrás, teríamos um histórico de pessoas mais unidas, mais expressivas, mais espontâneas e mais saudáveis, também.

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A dança como aprendizado pode ser integrada ao conhecimento intelectual, criatividade e além disso, desenvolve pilares na educação. Segundo Marques, 
“há um vínculo quase que ‘a priori’ entre dança e educação, pois o movimento é a base das ações e comportamentos humanos, os quais são trabalhados pela escola”. (Marques, 1990, p. 20).

Além disso, no livro afirma que a dança é excluída do currículo escolar porque muitas vezes é vista apenas no seu sentido restrito, esquecendo-se que esta é importante por muitas razões.
 Primeiramente porque é dinâmica e viva, despertando o interesse da criança e proporcionando prazer e vontade. Em segundo lugar porque cria companheirismo entre os parceiros, e por último, porque oferece oportunidade para uma completa integração física, psíquica, moral e intelectual.

Em relação ao aspecto cognitivo, Cavasin mostra que a dança pode proporcionar um amplo desenvolvimento corporal, “lapidando a personalidade do educando através de uma consciência corporal em relação ao próprio mundo e ao mundo do outro”. (Cavasin, 2006, p.2). Desta forma, ressalta que o ensino de dança na escola visa o processo criativo e pode-se estabelecer relações entre a dança e outras disciplinas, como a matemática, por exemplo.

Ossona, por exemplo, relaciona a melodia da música e seus níveis, alto (sons agudos) e baixo (sons graves) com a dança e a matemática.  “Nos primeiros tempos far-se-á com que os alunos se movam seguindo esta regra de imitação e também relacionar os graves com a dimensão de largura e os agudos com as figuras estreitas; igualmente poderá relacionar os sons graves com os planos anteriores e os agudos com os posteriores, trabalhando desse modo com a dimensão de profundidade”. (Ossona, 1998, p. 117)

Outra abordagem possível, citada por Cavasin, é, dentro de uma coreografia determinada, promover a utilização de todas as formas de numeração possível, como contar o número de participantes e de movimentos, e também, verificar quais as figuras geométricas formadas com os movimentos realizados. Sobre este último aspecto, Coelho faz uma relação com as danças folclóricas. Essencialmente, diz que na maioria das vezes as danças de diferentes povos e culturas são danças circulares, mas podem ser também em forma de linha ou espiral. Explica que o que diferencia a dança de uma cultura de outra é a consciência tida pelos participantes, visto que as formas geométricas coincidem.

Fontes: Youtube, Passos e compassos e Wikipédia.

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