Imagens

Todas as imagens utilizadas em nosso site, foram retiradas do mecanismo de busca GOOGLE. Fotos com créditos, permanecerão com eles. E fotos retiradas diretamente do site de autores, receberão seus devidos créditos. As demais imagens, foram retiradas de uma origem sem identificação. Por isso, se sua imagem esta em nosso site e você queira retirá-la, por favor, nos envie um e-mail para ciageracaoprofetica@hotmail.com que faremos conforme seu pedido. As fotos retiradas do Google, em hípotese alguma, serão alteradas sem a devida autorização de seus autores. No mais, obrigada.

Seguidores

16 de nov. de 2011

Gênese da dança

Texto: Cia de dança Geração Profética
Revisão: Thaís Lira
Base contextual: História da dança - sempre (Thays Diniz)

Fotografia retirada do site "Clube da Graça"


A dança existe há mais de dez mil anos, desde que os homens se organizaram. A dança é a arte mais antiga de toda a história do mundo. E a partir daí, surgiu o teatro. Diferente do que se imagina, a dança não era apenas para divertir. Pelo contrário, conforme nossos ancestrais, a dança era um ritual mui precioso para quem participava. Uma cerimônia de sentido "mágico-religioso" que permitia que seus ancestrais tivessem um contato com forças sobrenaturais.


Comentário: Como pode-se notar, a dança foi e tem sido roubada para as trevas desde a sua origem. Como lemos acima, os nossos ancestrais, usavam a dança para se aproximarem com espíritos e forças sobrenaturais, e consideravam a dança um ato muito importante que ia além de divertimento. Que era na realidade um ritual mágico-religioso. E hoje, nós, temos a oportunidade de usar a dança para nos aproximarmos de nosso Deus. O verdadeiro Criador de todas as coisas. Não com espíritos, mas com o ESPÍRITO SANTO de Deus e temos atirado essa oportunidade pela culatra, pensando apenas que a dança é uma diversão dentro da casa de Deus. E não, a dança é na realidade uma aproximação com o verdadeiro Deus e uma quebra de pacto com principados e potestades. A dança que antes era para rituais demoníacos, agora, precisa ser intimamente ligada ao nosso Deus. O verdadeiro motivo de nossa adoração. A Ele devemos prestar cultos.


Fotografia da Cia Tribo de Dança
A dança também servia para preparar os soldados antes de batalhas. Uma espécie de ensaio geral simbólico para combate de guerras. Um ato muito valorizado e importante para todo e qualquer bom combate. Haviam danças antes das guerras e depois delas para aqueles que venciam as batalhas. 


Comentário: Mais uma vez, a dança é utilizada para uma cerimônia importante para toda a nação. Diferente da forma anterior, desta vez, a dança se apresenta de uma forma muito inusitada; afinal, em um momento de tanta tensão, os guerreiros dançavam, e entendiam esse ato como uma forma de preparação para todo e quaisquer combates. Aprendo muito com isso. E mais uma vez, entendo que a dança é de fato um ato importante. Apesar de isso ter sido modificado com o passar dos anos, a dança não deixou de ter sua importância. E levando isso para a dança dentro da igreja, podemos chamar de dança profética. Pois aquele povo estava ali dançando e "profetizando" que venceriam aquelas batalhas. Hoje, entramos na presença de Deus de qualquer maneira e dançamos por obrigação, ou por achar bonito, ou para seguir a massa. Mas hoje mesmo, temos a oportunidade de fazer isso de forma diferente. Digo, dançando diante das batalhas, das guerras e dançando diante de quaisquer combate espiritual.


Fotografia da Cia Estúdio do Corpo
E conforme os anos foram passando, a dança passou a ser uma forma de exprimir alegria, de aproximação com o próximo e dando continuidade ao tópico anterior, ela continuou seguindo o papel de celebração. Começou em Tóquio, New York, Paris e Rio de Janeiro, adotaram a dança com uma linguagem universal. Danças como bolero, tango, manbo, twist. entre outras modalidades. Tudo era válido para aproximação das nações e para trazer alegria ao povo.


Comentário: Desta vez, também tiramos ensinamentos. E mais uma vez a dança tem um papel importante diante da sociedade; após um tempo de guerra, e divisões, ela estava sendo utilizada para UNIR as nações e trazer alegria aos povos. Que coisa linda, não é mesmo? Quer dizer que todas as etapas, são capazes de nos ensinar muitíssimo até os dias atuais. E isso mostra o quanto o senhor é o grande dono da dança. 


Conclusão:

- A DANÇA NA IGREJA, SERVE PARA APROXIMAÇÃO COM O NOSSO DEUS



- A DANÇA SERVE PARA NOS PREPARAR DIANTE DAS LUTAS, BATALHAS E GUERRAS ESPIRITUAIS


- A DANÇA SERVE COMO CELEBRAÇÃO, UNIÃO ENTRE AS NAÇÕES E PARA TRAZER ALEGRIA


Aleluia!

Palavra aos profetas da dança:

Que sua dança tenha foco o propósito. Que antes de mais nada, sua dança sirva para aproximar-te de nosso Deus. Que ela também te permita bradar diante das batalhas da vida e que por fim, seja a celebração o viva de glória ao nosso Deus, que nos livrou das mãos de satanás. E que possamos estar unidos, como um só corpo para trazer alegria aos povos, não apenas a nossa denominação!


Palavra profética:


"Ainda te edificarei e serás edificada,  ó virgem de Israel. Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam... Então as virgens se alegrarão na dança,  e também os jovens e os velhos. Tornareis o seu pranto em alegria; e os consolarei, e transformarei a sua tristeza em regozijo".
(Jeremias 31: 1-4, 13
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário