Imagens

Todas as imagens utilizadas em nosso site, foram retiradas do mecanismo de busca GOOGLE. Fotos com créditos, permanecerão com eles. E fotos retiradas diretamente do site de autores, receberão seus devidos créditos. As demais imagens, foram retiradas de uma origem sem identificação. Por isso, se sua imagem esta em nosso site e você queira retirá-la, por favor, nos envie um e-mail para ciageracaoprofetica@hotmail.com que faremos conforme seu pedido. As fotos retiradas do Google, em hípotese alguma, serão alteradas sem a devida autorização de seus autores. No mais, obrigada.

Seguidores

14 de mai. de 2012

Qual a diferença de Cia para Grupo?


Por Thaís Lira

Recebi essa pergunta há poucos minutos, e há muito tempo não tive resposta. Até entender de fato qual era a diferença dessas duas palavras. Demorei algum tempo. Antes de chegar a uma conclusão, fiz parte de um grupo de dança, fiz parte de um Ministério de dança, fiz parte de uma equipe de dança, e hoje, faço parte de uma Companhia de dança. Mas... Afinal, qual a diferença de um grupo para uma Companhia?

Vamos começar pelo significado das palavras.



Companhia trata-se do ato de acompanhar algo, ou alguém. Trata-se também de uma comitiva, uma sociedade, ou uma sociedade comercial. 

As companhias de dança, são (geralmente) maiores que grupos de dança. Geralmente, não levantam apenas uma bandeira, são de apenas um estilo, ou frequentam apenas um lugar. Pelo contrário, as Companhias são compostas por pessoas de vários bairros, cidades, estados e até mesmo países. Há companhias que têm bailarinos por todo o Brasil, levando a dança por toda parte. Formando então, uma grande Companhia.  Nas companhias, há diversas bandeiras (com fins lucrativos ou não). E investem bastante na parte técnica. Mas há companhias com conceitos parecidos, porém diferentes. Mas uma companhia, é isso. Uma sociedade. E uma sociedade inclui pessoas de várias raças, bandeiras, lugares, estilos e personalidades.

E como funciona uma Companhia Cristã?

Em uma Companhia de dança com conceitos cristãos, é natural que haja membros de bandeiras diferentes.

Por exemplo: Um Batista aqui, um presbiteriano ali, um membro de Comunidade cristã e assim por diante. Não existe nenhum tipo de isolamento.

Pelo contrário, os participantes da Cia, que têm seus Ministérios, são incentivados sim a se dedicarem a Companhia. Mas sobretudo, precisam servir a Cristo, independente de onde estejam, onde frequentem e qual o estilo que carregam consigo. Sendo mais objetiva ainda, as Companhias de dança com conceitos cristãos, têm uma única bandeira: CRISTO.

Para mim, este é o maior significado e diferencial de uma Companhia. Os participantes são COMPANHEIROS. E independente de bandeiras paralelas, eles levantam a bandeira de Cristo. São visionários! Não é maravilhoso?

Há um ponto negativo nisso. 
Se as companhias não forem bem trabalhadas, elas podem trabalhar o ego de seus participantes de forma que eles se tornem vaidosos, independentes demais, e arrongantes demais. O que não pode e não deve acontecer. Sem contar que para muita gente, o simples fato de carregar o título de Companhia, é tido e é visto como vaidade.
E isso é o ponto decadente de algumas companhias. Por que elas realmente são formadas como grupos e decidem colocar a categoria de Companhia, por que é legal, por que soa melhor, por que esta na moda. E geralmente se frustram.

Porém, nosso objetivo como liderança, é trazer sempre o diferencial, um sentido e ter sempre um propósito para o que estamos fazendo. É importante fazer os integrantes compreenderem que estão em uma Companhia para serem companheiros e sobretudo, para levar a dança de Cristo ao mundo!

Por isso, é importantissimo que pensassemos antes de quaisquer decisão.

E os grupos de dança? Onde ficam?

Não tenho preconceito com grupos de dança, nem ministérios de dança mais isolados. Eu tenho um ministério de dança em minha igreja. Mas este ministério trabalha dentro da igreja, para as pessoas que estão lá dentro e precisam de mudanças. Inclusive nós mesmos, que estamos lá dançando. Naquele momento, a dança nos serve como louvor a Deus, prestação de culto, e edificação. Já a Companhia tem enfoque missionário, em evangelismo, em levar as artes por todos os lados, sem precisar dizer: “somos de tal igreja”. Levamos a placa de Cristo e ele é a nossa bandeira.



Então, eu posso fazer parte do ministério de dança da minha igreja e entrar em uma companhia cristã?

Claro que sim! Mas sempre com a autorização de seus pastores (seus líderes espirituais). Se eles concordarem e reconhecerem que seu chamado é ilimitado, e que você esta preparado pra isso, eles vão aprovar sua ação.

Então, você pode sim fazer parte do ministério de dança de sua igreja e se dedicar a ele e também filiar-se a uma companhia de dança interdenominacional. Lembre-se sempre: Você precisa frequentar os cultos de sua igreja. Priorizar sempre o seu campo de atuação. E seja no seu ministério ou na sua Companhia, Deus deve estar sempre em primeiro lugar.

Eu sou cristão. Não minha igreja não tem dança. Eu posso fazer parte de uma Companhia de dança secular?

"Tudo é licito, mas nem tudo convém". Você sabe que você é responsável por suas escolhas. Sejam elas boas, ou ruins. Mas entenda uma coisa: Trevas e luz não se misturam. Então, onde há "o mundo" não pode haver o você. Ou você entrega seu corpo a Cristo, ou ao mundo. Não é uma questão técnica. É uma questão totalmente particular entre você, seu corpo, seu relacionamento com Cristo e seu relacionamento com o mundo. É melhor que você faça parte de uma Companhia com o mesmo objetivo que o seu, do que fazer parte de uma Companhia por simplesmente dançar.

Os bailarinos de uma Companhia cristã são assalariados?

Este é o desejo de todos os líderes, diretores e coreógrafos de suas Companhias; honrar seus alunos, bailarinos, profissionais. Afinal, quem dança não vive de vento. Porém, na igreja encontramos uma grande dificuldade de investimento da parte de liderança. Principalmente quando trata-se de uma Companhia Interdenominacional. Por isso, o que cabe à nós, é fazer por amor e esperar em Deus a recompensa. Esta, pois, não deve ser a maior preocupação do bailarino. Mas, se você esta enfrentando dificuldades financeiras, fale com seu líder/diretor/coreógrafo pois o papel dele é ajudá-lo e encontrar juntamente com você, uma solução para seu problema. Não tenha vergonha de dizer que esta sem dinheiro para ir à um espetáculo, um workshop, ou de comprar um uniforme. Para tudo, há um jeito!

Eu não sou tecnicamente preparado. Mesmo assim, eu posso fazer parte de uma Companhia de dança?

Uma Companhia de dança, geralmente, é composta por bailarinos profissionais. Mas quando trata-se de uma Companhia cristã, devemos pensar diferente. As Companhias de dança cristã, devem ser composta de pessoas preparadas ESPIRITUALMENTE. Afinal, é uma dança de dentro pra fora. Uma dança onde os campos de atuação, serão, geralmente, lugares mais assolados pelo mundo. E não podemos esquecer que o estudo, conhecimento, teoria e prática é muito importante para o aperfeiçoamento.

Conclusão: Faça tudo na direção do Espírito Santo. Seja em uma companhia ou em um grupo de dança, ou até mesmo sozinho, tenha um propósito, cumpra seu chamado e adore ao Senhor!


Paz, amor e glória!


Nenhum comentário:

Postar um comentário