Imagens

Todas as imagens utilizadas em nosso site, foram retiradas do mecanismo de busca GOOGLE. Fotos com créditos, permanecerão com eles. E fotos retiradas diretamente do site de autores, receberão seus devidos créditos. As demais imagens, foram retiradas de uma origem sem identificação. Por isso, se sua imagem esta em nosso site e você queira retirá-la, por favor, nos envie um e-mail para ciageracaoprofetica@hotmail.com que faremos conforme seu pedido. As fotos retiradas do Google, em hípotese alguma, serão alteradas sem a devida autorização de seus autores. No mais, obrigada.

Seguidores

6 de fev. de 2012

Apostila Digital - Módulo 1 - Lição 02 - Entendendo a dança

ATENÇÃO: PARA VER A PRIMEIRA AULA ON LINE CLIQUE AQUI.
Para melhor desempenho durante a leitura, tenha por perto o glossário da dança.
(Disponível em breve)
Módulo 1 - Lição 02 - Entendendo a dança

As primeiras manifestações de dança segundo as Idades


Alvin Ailey's Blues Suite

Considerando a tabela cronológica de Curt Sachs e juntando a ela as idades aproximadas de acordo com a Enciclopédia da Civilização e das Artes de B.M.Ugolotti, podemos dividir as primeiras manifestações de dança, em dados gerais, em seis períodos:
                     Período paleolítico inferior - 1000.000 anos a.C. - primitiva cultura básica: dança circular sem contato.>
                     Período paleolítico médio - 350.000 a 75.000 anos a.C. - culturas básicas médias: pigmeus (dança circular sem contato e danças animais) e pigmóides (dança circular sem contato e danças convulsivas).
                     Período paleolítico superior - 75.000 a 15.000 anos a.C. - últimas culturas básicas: tasmanóides e australóides (dança circular sem contato, danças animais, danças serpentinas e danças sexo-lunares).
                     Período mesolítico - 15.000 a 10.000 anos a.C. - primitivas culturas de tribo: totemistas (danças de máscara, danças animais, danças circulares com contato, danças sexuais masculinas) e primitivos agricultores (danças de máscara, danças circulares corais, danças lunares e danças fúnebres).
                     Período protoneolítico - 10.000 a 3.000 a.C. - culturas de tribo médias: cultura do animal de cornos (danças circulares, danças animais, danças de par) e última cultura agrícola (danças de vários círculos, homens e mulheres dançando em linhas opostas).
                    Período neolítico - até 1.000 anos a.C. - Idade do metal: senhorial e últimas culturas de tribo: campesina (danças mistas de pares, dança de abraço, dança de galanteio, dança do ventre).

O que é a dança:


dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.[1] A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[2] Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.


Significado da palavra:
s.f. Série ritmada de gestos e de passos.

Modo de dançar.
Baile.
Meter alguém na dança, envolvê-lo numa questão em que não tomava ou não queria tomar parte.
Entrar na dança, meter-se numa empresa, num negócio.
Dança clássica, conjunto de movimentos e de passos elaborados em sistema e empregados no ensino coreográfico.
Dança nobre, estilo de dança da escola clássica francesa do séc. XVIII, caracterizada pelo andamento e a postura harmoniosa dos intérpretes.
Dança de salão, dança executada nas reuniões e nos dancings.
Dança de São Vito, nome popular da coréia, doença que obriga a movimentos bruscos; o mesmo que dança de São Guido.


Vídeo demonstrativo de alguns ritmos e danças: 




Exercício de aprendizagem:

Agora que você entendeu o que é a dança, vamos fazer um breve exercício.

Pegue uma folha de papel e resposta:

1. Analisando os estudos feitos acerca da Dança por Idades, qual foi a primeira dança a ser manifestada?

2. Como funcionava a dança no Egito e na Grécia?

3. Qual o significado básico da palavra dança?

4. Quais sãos os principais ritmos apresentados na aula de hoje (vídeo-aula)?

5. Faça uma relação de ritmos e danças que você conheça.  


Verifique suas respostas.

PARABÉNS!

Até a próxima aula!



Fontes: Portal da Família, Wikipédia, Dicionário Brasileiro, Youtube
Estudo elaborado por: CIa de Dança Geração Profética

2 comentários: