Imagens

Todas as imagens utilizadas em nosso site, foram retiradas do mecanismo de busca GOOGLE. Fotos com créditos, permanecerão com eles. E fotos retiradas diretamente do site de autores, receberão seus devidos créditos. As demais imagens, foram retiradas de uma origem sem identificação. Por isso, se sua imagem esta em nosso site e você queira retirá-la, por favor, nos envie um e-mail para ciageracaoprofetica@hotmail.com que faremos conforme seu pedido. As fotos retiradas do Google, em hípotese alguma, serão alteradas sem a devida autorização de seus autores. No mais, obrigada.

Seguidores

7 de fev. de 2012

Apostila Digital - Módulo 1 - Lição 03 - Composição da dança

ATENÇÃO: PARA VER A SEGUNDA AULA ON LINE CLIQUE AQUI.
Para melhor desempenho durante a leitura, tenha por perto o glossário da dança.
(Disponível na barra lateral do blog)
Módulo 1 - Lição 03 - Composição da dança


A COREOGRAFIA
Os ensaios, treinos e aulas de dança são fundamentais para o melhor desempenho dos bailarinos. Os professores e coreógrafos, são responsáveis pela composição e combinações da dança com a música. Eles colocam as formas e os movimentos na música.

A elaboração de uma coreografia envolve não apenas estudo, mas habilidade e dom.  Pois, além de encaixar passos em uma música, é necessário utilizar elementos que conciliem com o tempo, energia e espaço.

Foto de: Kalinesia
O TEMPO
Tempo abrange velocidade, sintonia e ritmo entre a música e os movimentos. Usando o tempo da música corretamente à dança, você poderá criar efeitos visuais extraordinários, e elaborar uma coreografia com muita facilidade. É necessário aprender a contagem da dança. Assim como na música o tempo é "Quatro", na dança é o tempo de "Oito". 

Dinah Perry

ENERGIA
Relaciona-se com a qualidade do movimento. Alguns tipos de danças e ritmos, exigem coreografias mais suaves e macias, como por exemplo, o Balé Clássico. Já outras, exigem coreografias mais duras e energéticas, como por exemplo, a Dança de Rua ou ritmos brasileiros como: Axé, Pagode, Forró e outros. Por isso, é necessário que haja uma preparação física completa, antes de quaisquer coreografias, para que os movimentos sejam executados com perfeição.

Mauro Scheinder, da Cia Repentistas do Corpo


ESPAÇO
O espaço é a área onde os bailarinos executam as coreografias. Por isso, é necessário conhecer bem o espaço onde a coreografia será apresentada, para que o resultado final seja conforme o esperado. No espaço, há níveis que os bailarinos precisam conhecer. Como por exemplo: Movimentos em piso baixo (ou solo), movimentos em pé e movimentos altos. Além disso, o espaço refere-se a como os bailarinos se movem de um lado para o outro; são trabalhadas as direções. Tais como: reta, curva, diagonal e outras direções.

Exercício de Aprendizagem:

Agora que você aprendeu as principais composições da dança, vamos colocar o aprendizado em prática.

Escolha uma música em uma modalidade de sua preferência (country, jazz, balé, reggae, axé, etc). Após ter feito isso, tente montar em um tempo de "oito", uma breve sequência de passos formando uma pequena mostra de coreografia, utilizando o tempo, energia e espaço. Após isso, coloque a música e tente acompanhar o ritmo colocando os passos que você elaborou na coreografia. 

RESULTADO FINAL

Para saber se o resultado final foi o resultado esperado, você terá que ter a percepção de saber se você conseguiu utilizar o espaço, tempo e energia corretamente.

Caso tenha dúvidas, mostre ao seu coreógrafo ou professor a pequena mostra de coreografia que você fez. 

Esperamos que tenham gostado! Até amanhã!
Fontes: Ascending Star Dance e Youtube
Estudo elaborado por: CIa. De Dança Geração Profética

Nenhum comentário:

Postar um comentário