Imagens

Todas as imagens utilizadas em nosso site, foram retiradas do mecanismo de busca GOOGLE. Fotos com créditos, permanecerão com eles. E fotos retiradas diretamente do site de autores, receberão seus devidos créditos. As demais imagens, foram retiradas de uma origem sem identificação. Por isso, se sua imagem esta em nosso site e você queira retirá-la, por favor, nos envie um e-mail para ciageracaoprofetica@hotmail.com que faremos conforme seu pedido. As fotos retiradas do Google, em hípotese alguma, serão alteradas sem a devida autorização de seus autores. No mais, obrigada.

Seguidores

27 de fev. de 2012

Módulo 1 - Extra - A saúde do bailarino (a)

Olá pessoal! 

Perdão pela ausência na última semana. Estamos ajustando alguns detalhes sobre o workshop de dança que faremos este trimestre para vocês. E aproveitamos o feriado de Carnaval para organizar algumas coisinhas extras.

Na aula de hoje, falaremos um pouquinho sobre a saúde dos bailarinos. Que cá entre nós, é a importância primordial para um bom desenvolvimento na dança. 

O começo, é realmente complicado. Muitas pessoas desistem de dançar logo nos primeiros dias de alongamentos e exercícios. Isso, por que o corpo estava acostumado com um sedentarismo e de repente, se depara com um "estica e puxa" dos nervos, que trazem muitas dores, por conta da tal fadiga muscular que tanto falo para meus alunos.

A pergunta que não quer calar: É normal doer tanto? 

Para quem esta começando, é mais do que normal. As regiões que mais doem, é a coxa (lateral inferior e parte de trás), panturrilhas (algumas, até dão a sensação de que estão inchadas), virilhas (parecendo que vai esticar tanto um nervo que ira arrebentar o osso da perna) e por fim, os braços (principalmente nas partes laterais). Em alguns caso, o pescoço também entra no ritmo. Em todos os casos, a dor "primária" é chata e realmente incomoda.
Por isso, vamos trazer à vocês, algumas respostas (baseadas em estudos internacionais) e soluções para essa dor toda! 


Introdução:

Nosso corpo, possuí ossos, e nossos ossos, músculos e tendões, correto? Esses tendões, é aquilo que conecta nossos músculos aos nossos ossos. Ok, isso você já sabia. Talvez, o que você não saiba, é que um simples movimento "forçado", pode causar uma distensão nessas estruturas. Muitas dançarinos, ficam com distensões durante as primeiras aulas. Isso, por que ainda não sabem quais são os próprios limites e não seguem as regras impostas pelos professores. Sim! Quando digo isso, quero dizer que: Quando seu professor ou líder, pedir que você faça o alongamento com calma, e sempre que desenvolver o movimento, retorne com a mesma paciência para o ponto inicial, faça isso! Do contrário, essa pequena "rebeldia" pode te deixar com uma dorzinha desagradável durante uma semana, ou quem sabe, até o próximo ensaio.

"Mas eu alongo, tudo corretamente. Faço tudo o que meu professor manda."
Se seu professor esta começando o alongamento corretamente, seguindo etapas importantes; cabeça, ombros, braços, abdômen, quadril, coxas, joelhos, panturrilhas e pés... Você não esta alongando corretamente. Nunca se esqueça de executar o movimento e voltar ao ponto inicial da mesma forma que iniciou. Como esta dizendo no começo do texto, um simples movimento "forçado" pode causar lesões.

Entenda uma coisa: Seu professor é responsável por passar o alongamento e exercícios corretamente. Mas VOCÊ é responsável por executá-los corretamente e seguindo o seu próprio ritmo e limite.


1. O que é a distensão muscular?
Não deve-se confundir fadiga muscular com distensão ou tensão de nervos. Por isso, é importante que você conheça seu corpo, e sintomas, para saber o que você tem, onde dói e o que você dirá ao seu médico ou fisioterapeuta (é sempre importante que haja um acompanhamento de fisioterapia no começo das aulas). 

É a ruptura espontânea de várias fibras musculares causada por esforço, com dor súbita e forte durante o movimento e que, às vezes, impossibilita que o músculo afetado se movimente. A dor desaparece com o repouso, mas reaparece com o movimento. Às vezes, pode caracterizar-se pela presença de manchas vermelhas ou escuras sobre o local comprometido, devido ao sangue liberado pelos vasos sangüíneos na ruptura muscular.

Você pode até aplicar gelo ao redor ou sobre a parte afetada durante 20 ou 30 minutos, fazendo uma leve compressão e com intervalos de pelos menos uma hora (isso enquanto houver aumento de volume no local, o que acontece nas primeiras 48 a 72 horas). Após o terceiro dia, deve-se aplicar calor úmido em torno ou sobre a parte lesada. Isso estimulará a circulação, o que eliminará os produtos nocivos do metabolismo celular, acelerando o processo de cicatrização. Após o terceiro dia, também pode ser usado o contraste calor-frio, ou seja, 5 minutos de calor para 4 minutos de gelo. Esse tempo vai sendo reduzido gradativamente até um minuto de calor. Após o desaparecimento da dor aguda, o retorno do bailarino à atividade deve ser feito com aplicação de calor local durante 10 a 15 minutos antes da aula e aplicação de compressas de gelo também durante 10 a 15 minutos depois da aula. Isso evitará que o edema se instale. Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular devem ser feitos a fim de que a musculatura atrofiada pelo desuso seja novamente preparada para o retorno às atividades normais. Se durante a atividade o local lesado se mostrar mais doloroso do que antes de iniciá-la, pare, aplique gelo e procure o seu médico ou fisioterapeuta. 

2 - QUANDO USAR GELO NAS CONTUSÕES?

Sempre. Seja uma lesão muscular, nos tendões ou ligamentos, nas articulações ou após qualquer trauma, o uso imediato de gelo (bolsas, sacos plásticos, cubos etc.) é muito importante para reduzir o edema e a dor. De preferência, ele deve ser aplicado antes de decorridos cinco minutos do traumatismo. Em regiões grandes, a aplicação deve durar meia hora. Em regiões pequenas, como os dedos, por exemplo, não se deve passar de cinco a dez minutos. O uso de anti-inflamatórios (orais, injetáveis ou tópicos) deve ser instituído o mais precocemente possível.

3. QUAIS OS PROCEDIMENTOS DE UM ENSAIO TÉCNICO DE DANÇA?
Costuma-se orientar os atletas a seguir a seguinte proporção:
  • 5% do tempo total de treino em alongamento;
  • 10%, no aquecimento;
  • 70%, no treino propriamente dito;
  • 10%, no desaquecimento,e
  • 5% no alongamento final.
4. O que é dor muscular? Eu posso evitá-la? Como?

Quando se fica muito tempo sem atividade física e de repente se faz um exercício moderado ou intenso, é inevitável o surgimento de uma dor que atinge grandes grupos musculares, que aparece no dia seguinte e costuma durar de dois a três dias. Muitos autores tentaram identificar a causa. De todas as teorias parece que a melhor é aquela que fala que essa mialgia é causada por microrroturas do tecido muscular, e do tecido conjuntivo que envolve as fibras e os fusos musculares. De fato, algumas pesquisas encontraram a substância hidroxiprolina nesses músculos o que indica danos no tecido conjuntivo. Mas, quando ela aparecer, deve-se usar um relaxante muscular, associado a um antiinflamatório, aplicação de calor nos locais doloridos sob a forma de forno de Bier, compressas quentes, saunas etc. Não se deve ficar sem exercícios nesses dias; exercícios aeróbicos breves (por exemplo, 15 minutos) e alongamentos estáticos por dois minutos nos músculos atingidos são medidas muito importantes para facilitar a recuperação muscular. Evidentemente, na vigência da dor, os grandes esforços devem ser evitados.

5. POR QUE FAZER ALONGAMENTO?

Os exercícios de alongamento muscular devem ser obrigatórios antes de cada sessão de atividade física. Previnem lesões musculares e tendinosas, evitam dores musculares e aumentam a amplitude dos movimentos articulares. Em alguns casos, principalmente quando se está em programa de reabilitação de lesões ou em sessões de exercícios muito estafantes, os alongamentos também devem ser feitos ao final da atividade.


Legenda:
Texto nesta cor = texto próprio da cia

A parte 2, eu publico amanhã! Boa noite pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário